sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tudo num só lugar!

Centralização dos serviços deve agilizar atendimento ao cidadão

Centralização dos serviços deve agilizar atendimento ao cidadão
Central do Cidadão vai concentrar diversos serviços em um só lugar

O cidadão que precisar dos serviços da prefeitura, já pode recorrer a um único local para resolver seus problemas. Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (02), a Central do Cidadão, que vai concentrar os principais serviços municipais como Vigilância Sanitária, setor de Tributação e Cadastros (IPTU, alvará e ISS), Certidão Negativa de Débito, defesa de Notificação de Trânsito (Multa), aprovação de projetos e liberação de obras eventos, nota fiscal, Procon e muitos outros.
Instalada em um imóvel na avenida Marcolino Martins Cabral, próximo à antiga rodoviária, a Central do Cidadão funcionará de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas oferecendo atendimento presencial, ou pelo telefone 3621-9800 ou ainda pelo email faleconosco@tubarao.sc.gov.br.
No ato inaugural, que reuniu grande público e muitas lideranças locais, o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini falou de sua satisfação em entregar à população uma das metas de seu programa de governo. “É função do poder público atender bem ao cidadão, que é quem financia todas as ações do governo. Por isso, é nosso dever permitir que a pessoa tenha acesso aos serviços municipais de forma rápida e no horário que melhor lhe convir. Esta Central vai propiciar isto”, afirmou. O prefeito também agradeceu aos secretários de Gestão Municipal, Estêner Soratto da Silva Jr, e de Governo, Edson Firmino. O primeiro idealizou o projeto da Central e o segundo, coordenou a implantação do serviço. Parabenizou também a todos os secretários e servidores públicos envolvidos na implantação do projeto e que irão atender na Central. “Tenho a certeza de que, graças à competência e dedicação de vocês, as pessoas sairão daqui satisfeitas e com os problemas resolvidos", garante.
A gerente da Central do Cidadão, Senilma Corrêa, a popular Nega, arrancou aplausos do público ao prometer que o cidadão será recebido com sorrisos e sairá sorrindo, satisfeito com o atendimento.
O secretário de Governo, Edson Firmino, enalteceu a determinação do prefeito Manoel, o primeiro a pensar a centralização dos serviços municipais em um único local. Agradeceu também a parceria da Faepesul, que desenvolveu a metodologia da Central nos moldes do Pró-Cidadão, modelo de referência executado pela Fundação em Florianópolis.
O presidente da Câmara de Vereadores, João Batista de Andrade, que assume interinamente a prefeitura de Tubarão a partir desta sexta-feira (03), destacou que a Central trará benefícios ao governo municipal, mas muito mais ao cidadão. Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Haroldo de Oliveira, disse que a iniciativa merece ser copiada pelo governo do Estado.
Um ato religioso com a participação de um padre e pastores evangélicos finalizou a inauguração do local. Num gesto simbólico, funcionários da Central entregaram ao prefeito Manoel Bertoncini a senha de atendimento número 1. Em seguida foi realizado o descerramento da placa inaugural.
O que vai funcionar na Central do Cidadão
• Procon
• Vigilância Sanitária
• Alvarás
• Aprovação para loteamentos
• Autorização para corte de árvores
• Certidões
• Tributação (IPTU, ISS, ITBI e outros)
• Cadastro de Imóveis
• Defesa de Notificação de Trânsito (Multa)
• Habite-se
• Licenças sanitárias e outras
• Nota Fiscal Avulsa
• Notificação de Agressões ao Meio Ambiente
• Solicitação de obras, melhorias e serviços (drenagem, pavimentação, ligação de esgoto, troca de lâmpada etc)
• Numeração
• Aprovação dos Bombeiros
• Posto de Atendimento da Caixa Econômica Federal (Caixa Aqui)
Serviços pela Internet (http://www.prefeituramoderna.com.br/)
• IPTU
• ISS
• Nota Fiscal Eletrônica
• Certidão Negativa de Débito
Canais de atendimento
1) Presencial - Basta comparecer à Central, localizada à avenida Marcolino Martins Cabral, 336, de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas;
2) Telefônico  - É só ligar para o número 3621-9800;
3) Eletrônico -  Pelo email: faleconosco@tubarao.sc.gov.br
Caixa Aqui
O local contará com um posto da Caixa Econômica Federal para pagamento de tributos, taxas municipais e outros documentos.
Bombeiros
A Central contará ainda com um posto do Corpo de Bombeiros, de onde serão emitidas guias do órgão.
Acessibilidade
Para facilitar o acesso de todos os cidadãos, o prédio é dotado de sistema de acessibilidade e terá toda a infraestrutura necessária, como internet e banheiro.
Padronização
Todo o serviço será padronizado, com automação dos processos e linguagem única na forma de atendimento, já que a intenção é que tudo será resolvido em um só lugar. O processo é que vai tramitar e não o cidadão.
Equipe
Cerca de 50 servidores municipais, divididos em equipes de atendimento e suporte, atuarão no local. A estrutura conta com 25 guichês de atendimento.
Procon
Por conta da mudança para a Central do Cidadão, o número de contato com o Procon passa a ser o mesmo da Central, 3621-9800, a partir desta quinta-feira. O órgão municipal vai funcionar das 11 às 17 horas.
Fonte:http://www.tubarao.sc.gov.br/secretarias/governo/comunicacao-social/noticias/centralizacao-dos-servicos-deve-agilizar-atendimento-ao-cidadao
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