terça-feira, 27 de março de 2012

Prefeitura investe em sistema para atendimento online

06/10/2011
 A prefeitura de Tubarão está investindo na informatização do atendimento e em serviços online. Tudo para facilitar ainda mais a vida do cidadão. Nesta quinta-feira (06), um grupo de servidores representando diversos setores municipais se reuniu na Amurel para a apresentação do novo sistema eletrônico de protocolo da prefeitura. “O sistema eletrônico de protocolo é um grande aliado da administração pública garantindo ao cidadão um atendimento mais ágil e eficiente”, afirma o secretário de Governo, Edson Firmino, que coordena a implantação da Central do Cidadão, onde serão concentrados os principais atendimentos ao munícipe.
Antes mesmo da inauguração da Central, no entanto, a prefeitura deve inaugurar o protocolo eletrônico, que poderá ser utilizado por qualquer pessoa através da internet. Emissão de guias de arrecadação já com código de barras, solicitação de serviços e obras, anexação de documentos a processos, pedidos de negativas e alvarás poderão ser feitos pela web, com total segurança para o usuário. O sistema também possibilita a digitalização dos documentos do processo, armazenando-os em formato de imagem, além de anexar documentos de texto a processos já existentes, dispensando a realização de cópias em papel.
A nova ferramenta administrativa também vai facilitar o registro e o controle do tráfego de documentos conferindo mais rapidez e segurança aos processos internos da prefeitura. Através deste sistema, tanto o usuário como o cidadão podem acompanhar de forma simples e prática o andamento dos documentos protocolados. A busca de processos pode ser realizada tanto através do código de protocolização fornecido pelo sistema, como através do CPF/CNPJ do requerente.
Com todos essas facilidades o sistema eletrônico de protocolo diminui a burocracia do serviço, feito até então exclusivamente de forma presencial. Diminui custos operacionais e reduz o tempo de tramitação dos processos públicos.
Para utilizar protocolo usuário precisa previamente se cadastrar e recebe uma senha que lhe confere a acesso a diferentes níveis do sistema.  Esse controle garante que as operações sejam realizadas apenas por usuários cadastrados, proporcionando maior segurança e integridade às informações.
O sistema é semelhante ao utilizado pela prefeitura de Florianópolis, por meio da central conhecida como Prócidadão. De acordo com a diretora de projeto da prefeitura da capital, Tina Meurer, a média de processos baixou de 2.2 mil para cerca de 700 ações, após a implantação do recurso eletrônico. 
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