10/05/2010
O Centro de Referência A oficina contará com a participação de 30 mulheres, que, além do artesanato, participarão também, todas as quintas-feiras, de aulas sobre Ètica e Cidadania.
O curso foi viabilizado através do vereador Edson Firmino, que buscou recursos no Serviço Nacional do Emprego (SINE) Ministério do Trabalho e Emprego, ADRVALE – Agencia Desenvolvimento, ADESC – Associação Desenvolvimento Social Catarinense Social. A iniciativa também tem o apoio da prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Assistência Social.
De acordo com a psicóloga do CRAS II, Cristiane Daminelli, o objetivo é desenvolver nos participantes capacidades e potencialidades para trabalhos manuais, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da convivência comunitária.
O CRAS II também iniciou, recentemente, oficinas de futebol, que acontecem todas terças e quintas-feiras pela manhã e tarde, direcionadas ao público jovem..
Através da secretaria de Assistência Social, os CRAS desenvolvem ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, tendo por objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, garantindo o direito à Proteção Social Básica, através de prevenção a situações de risco no território de abrangência.
Trata-se de um espaço estruturado para a realização de atividades que aumentem a autoestima através de dinâmicas, palestras e orientações sobre direitos e deveres dos cidadãos, realiza oficinas de inclusão produtiva e geração de renda, destinadas ao enfrentamento da pobreza e da exclusão social.
Todas as atividades buscam trabalhar o indivíduo dentro do contexto familiar e comunitário.